Rádio Itatiaia

Acadêmicos de Venda Nova apresenta samba-enredo para o carnaval Belô 2019

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova apresentou nesta quarta-feira o seu enredo para o carnaval Belô 2019, sob o título: “Ester Sanches – A Embaixadora da Solidariedade”. 

Belo-horizontina de projeção internacional, madrinha das causas humanitárias, filantropa e voluntária de ações que beneficiaram muitas causas e pessoas, Ester Sanches, na opinião da escola, "reflete a mudança que desejamos para um mundo melhor".

“Junte-se à família venda-novense e fortaleça essa corrente de solidariedade, que disseminará a paz, a boa vontade e a solidariedade, encantando a Passarela do Samba de BH”.

Quem é Ester?

Belo-horizontina da gema, negra na pele, livre na alma, altruísta na essência, esta é Ester Sanches Naek, a homenageada do Grêmio Recreativo Escola de Samba de Venda Nova neste carnaval. 

Ester recebeu o título de cidadania honorária em Alvinópolis/MG, onde passou bons momentos de sua infância e adolescência. Possui dupla cidadania: brasileira e norte-americana. É casada com Rashid Hamid e mãe de Abdul Hamid Naek. 

O sonho de ser atleta levou Ester, ainda na adolescência, a treinar atletismo nos Estados Unidos, junto com Zequinha Barbosa, Joaquim Cruz, Robson Caetano, dentre outras estrelas. Foi recordista mineira durante 13 anos, na sua categoria. Decidiu fixar residência naquele país, fazendo diversos trabalhos, inclusive como empregada doméstica. Dedicou-se aos estudos e formou-se em Fonoaudiologia e Espanhol, pela Universidade de Connecticut, onde também se especializou em sotaques. É mestranda em Desenvolvimento Econômico de Comunidades. Foi a fundadora de um centro cultural e atuou ativamente junto aos artistas brasileiros naquele país.

Em poucos anos nos Estados Unidos, Ester tornou-se Juíza de Paz e Especialista em Treinamento de Etiqueta e Protocolo Internacional, atividades pelas quais ministra palestras e treinamentos. Devido as suas atuações sociais, culturais e beneficentes, atuou administrativamente na campanha de Hillary Clinton à presidência dos EUA. Participa de muitas ações filantrópicas, além de indicar apoiadores financeiros para a realização de projetos no Brasil.

Com essas ações, foi reconhecida como a brasileira afrodescendente de maior destaque naquele país. Uma das provas do reconhecimento desse mérito é a instituição do Dia de Ester Sanches, comemorado no dia 30 de outubro na cidade de Hartford, no estado de Connecticut.

Foi eleita e empossada em 03/12/2010, pelo Ministério das Relações Exteriores, no Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior – CRBE, sendo uma dos 4 conselheiros responsáveis por questões diversas relativas às comunidades brasileiras nos Estados Unidos, Canadá e Caribe. Ester ocupou o cargo voluntariamente e teve atuações de destaque frente às demandas de pessoas, empresas, ONGs e organizações brasileiras e internacionais.

Atuou na defesa da representatividade jurídica de brasileiros em situação de risco nessas localidades. Visitou diversos países defendendo a igualdade e a tolerância entre as etnias, religiões, gêneros e intercâmbios entre esses povos e o Brasil. Ainda, como conselheira do CRBE, foi a diversos países, onde discursou nas tribunas de parlamentos, seminários, encontros e fóruns, levando programas de alfabetização, empreendedorismo, empoderamento feminino, cidadania, igualdade racial, geração de renda pelas comunidades carentes, dentre outros.

No Brasil, teve seu empenho e dedicação ao próximo reconhecidos em diversas homenagens que já recebeu, prêmios, diplomas de mérito, inclusive o respeitado Press Awards e a mais alta honraria do Estado de Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência. Desde 2002 promove eventos e campanhas beneficentes destinadas a arrecadar fundos para instituições hospitalares, como o Hospital Nossa Senhora de Lourdes, em Alvinópolis, e outras 11 instituições Brasil afora. Ester é Rainha do Congado da cidade de Alvinópolis. É admiradora, entusiasta do carnaval e colabora, ativamente, para o sucesso e projeção das festas, onde é madrinha e desfilante de uma escola de samba local. Ester disse: “O sonho só é importante se você corre atrás para realiza-lo. Eu venci!”.

Ouça o samba-enredo

Autores: Mauro Bainha, Mandruvá, Mário da Viola e Geraldo Magnata

O lema é servir, o verbo é amar
Se o seu irmão cair, ajude a levantar
A Venda Nova vem maravilhosa
A terra treme quando passa a Venenosa     (bis)

     Nossa rainha voltou
     Hoje é festa no Congá
     Bate tambor, toca viola
     Canta meu povo
     Até o dia clarear
     Abram as cortinas
     A embaixadora do amor vai passar
     Ester Sanches
     Em seu enredo a Venda Nova vem mostrar
     Nascida em Belo Horizonte
     Em Alvinópolis cidadã
     Visionária, guerreira e solidária
     Em busca de um novo amanhã

Adeus papai, mamãe, “bye-bye Belô”     (bis)
Vou “correr” o mundo, edificar a minha vida
Quando a saudade bater, meu coração vai doer
Um dia eu volto, “Oh, minha Pátria mãe querida!”    

     Seu espelho, Nelson Mandela
     Perseverança, amor e resistência
     Mahatma Gandhi em busca da paz
     Com as bençãos de Chico Xavier
     Nas terras do Tio Sam fez história
     Nossa querida Ester
     De doméstica a juíza
     O altruísmo em suas veias aflorou
     Empoderou comunidades
     Em países por onde passou
     Poliglota, mestre em etiqueta, internacional
     Coordenou nos Estados Unidos
     Um grande centro cultural

Outras Notícias

Carnaval Belô

Vem aí o primeiro Carnaval do Porcão, cheio de atrações, mistura de ritmos e Open Bar

Mais de 20 atrações

Tradicional desfile da Banda Mole chega à 44ª edição neste sábado em Belo Horizonte

Confira a programação!

Mais de 60 blocos desfilam pelas ruas de Belo Horizonte no próximo final de semana