Rádio Itatiaia Catuaba

Em andamento

Uma pesquisa iniciada pela Belotur nesta semana promete traçar o perfil do turista que visita Belo Horizonte. A finalidade é usar os dados do levantamento para formular políticas públicas de estímulo ao setor turístico local. A última pesquisa de demanda turística dedicada especificamente para a capital mineira foi realizada em 2002.

Dividida em três etapas (para mensurar momentos diversos e assim obter dados coerentes com os períodos de baixa, média e alta temporada), a pesquisa será realizada nos meses de julho, setembro e novembro de 2018. Os dados serão colhidos nos principais portões de entrada da cidade (Terminal Rodoviário e Aeroporto Internacional de Belo Horizonte) e nos atrativos turísticos. A primeira etapa, iniciada nessa quinta-feira (19), segue até o dia 26.
  
Alguns dos objetivos da pesquisa são: traçar o perfil socioeconômico do turista, nacional e internacional, em sua visita a Belo Horizonte; identificar as motivações de viagem e as avaliações da oferta e estrutura turística utilizada durante sua estadia; avaliar a percepção do turista sobre a cidade e a intenção de retorno; reunir subsídios e dados que contribuam nas decisões estratégicas de planejamento, promoção e gestão pública do turismo na cidade.

Metodologia 

O instrumento de coleta de dados da pesquisa de demanda turística será a entrevista presencial e pessoal. Ela será orientada por um roteiro previamente estabelecido, com questões dissertativas e de múltipla escolha, realizada por profissionais treinados, com domínio nos idiomas inglês e espanhol e tendo a devida autorização pelos órgãos competentes para a aplicação nos locais definidos.
 
Os questionários serão aplicados por uma empresa contratada pela Belotur, sob a orientação do Observatório do Turismo de Belo Horizonte e com uma amostra dimensionada em 1.500 (mil e quinhentas) entrevistas, divididas entre os três períodos de aplicação, metodologia determinada para garantir a confiabilidade dos dados. 

Outras Notícias

Crise financeira

Sem dinheiro, cidades mineiras decidem novamente cancelar preparativos do Carnaval

Cobertura especial

Carnaval de Belô: ensaios de blocos começam nas ruas da capital a partir deste sábado

Folia em 2019

Mais de 13 mil ambulantes se cadastram para trabalhar no Carnaval de Belo Horizonte em 2019