Rádio Itatiaia

Belotur faz pesquisa para traçar perfil do turista que visita Belo Horizonte

Uma pesquisa iniciada pela Belotur nesta semana promete traçar o perfil do turista que visita Belo Horizonte. A finalidade é usar os dados do levantamento para formular políticas públicas de estímulo ao setor turístico local. A última pesquisa de demanda turística dedicada especificamente para a capital mineira foi realizada em 2002.

Dividida em três etapas (para mensurar momentos diversos e assim obter dados coerentes com os períodos de baixa, média e alta temporada), a pesquisa será realizada nos meses de julho, setembro e novembro de 2018. Os dados serão colhidos nos principais portões de entrada da cidade (Terminal Rodoviário e Aeroporto Internacional de Belo Horizonte) e nos atrativos turísticos. A primeira etapa, iniciada nessa quinta-feira (19), segue até o dia 26.
  
Alguns dos objetivos da pesquisa são: traçar o perfil socioeconômico do turista, nacional e internacional, em sua visita a Belo Horizonte; identificar as motivações de viagem e as avaliações da oferta e estrutura turística utilizada durante sua estadia; avaliar a percepção do turista sobre a cidade e a intenção de retorno; reunir subsídios e dados que contribuam nas decisões estratégicas de planejamento, promoção e gestão pública do turismo na cidade.

Metodologia 

O instrumento de coleta de dados da pesquisa de demanda turística será a entrevista presencial e pessoal. Ela será orientada por um roteiro previamente estabelecido, com questões dissertativas e de múltipla escolha, realizada por profissionais treinados, com domínio nos idiomas inglês e espanhol e tendo a devida autorização pelos órgãos competentes para a aplicação nos locais definidos.
 
Os questionários serão aplicados por uma empresa contratada pela Belotur, sob a orientação do Observatório do Turismo de Belo Horizonte e com uma amostra dimensionada em 1.500 (mil e quinhentas) entrevistas, divididas entre os três períodos de aplicação, metodologia determinada para garantir a confiabilidade dos dados. 

Outras Notícias

Em BH

Inquérito conclui que jovem que se envolveu em briga no Carnaval de BH morreu por uso de 'loló'

Em crise desde 2014

Após boa taxa de ocupação no Carnaval, hotéis de BH voltam ao período de 'vacas magras'

ambiente pesado

Mãe do volante Rabiot critica PSG e Neymar: 'Tem jogador que pode ir ao carnaval'