Rádio Itatiaia Catuaba

Apresenta:

Confira o que está rolando no
Carnaval de Belo Horizonte!

Para assistir mais vídeos baixe o aplicativo Carnaval Belô

aplicativo carnaval belô

Agora você pode pular o carnaval sem pular nenhum evento.


Fique por dentro de tudo o que está acontecendo no carnaval de BH. Toda a programação dos blocos e eventos que vão agitar a capital mineira. Informações em tempo real sobre a concentração dos blocos e muito mais!

alt

Sobre o Carnaval

  • História

    O Carnaval de Belo Horizonte começou durante a sua construção. Em 1897, alguns meses antes da inauguração da cidade, os operários que trabalhavam nas obras desfilaram fantasiados em carros pela região da Praça da Liberdade.

    No final da década de 40, iniciaram-se as batalhas de confetes e os bailes populares. É dessa época, o surgimento dos blocos caricatos e logo depois das escolas de samba.

    Em 1980, o Decreto Municipal nº. 3.676/1980 oficializou o Carnaval de Belo Horizonte.O primeiro desfile foi realizado na Avenida Afonso Pena, local usado até 1990, quando a Prefeitura passou a promover somente bailes populares de Carnaval.

    De lá para cá, os desfiles do Carnaval de BH já foram realizados na Avenida do Contorno; Via 240, no Bairro Novo Aarão Reis e na Avenida dos Andradas. Em 2014, o desfile das Escolas de Samba e Blocos Caricatos retornou para a Avenida Afonso Pena.

    A retomada de força do Carnaval de Belo Horizonte nos últimos anos não poderia ter sido diferente: veio da população. Pessoas que se juntaram com a intenção única de democratizar a diversão e levar suas baterias para as ruas, o lugar onde a folia carnavalesca tem suas origens.

    Em 2018 o Carnaval de Belo Horizonte bateu recordes nas ruas da cidade! A capital recebeu um público inédito de 3,8 milhões, arrastados por mais de 480 blocos de rua, desfiles de escola de samba e blocos caricatos por mais de 100 horas de atrações. Neste ano, a folia de BH teve 26% a mais de adesão em relação a 2017.

    A segurança também foi 15% maior que no ano anterior. E o resultado financeiro foi de uma receita de R$ 641 milhões em seis dias: entre a sexta-feira de carnaval e a quarta-feira de cinzas.

    Para 2019, os números devem ser ainda maiores! A expectativa é de um aumento de 20% em relação à 2018, chegando à 4 milhões de pessoas nas ruas. Se neste ano o Carnaval de Belo Horizonte ficou em 2º lugar entre os melhores na opinião dos foliões, o próximo objetivo é ultrapassar o líder nacional, Salvador.

  • Blocos

    O Carnaval de Belo Horizonte teve um retomada impressionante nos últimos anos graças ao empenho e persistência dos foliões e blocos da cidade. Mas a folia, mesmo que de forma tímida, estava presente na capital mineira desde a sua construção, com desfiles de carros alegóricos e blocos caricatos.

    Foi em 2015 que o Carnaval de Belo Horizonte entrou para história, pois de acordo com dados da Belotur, mais de 1,5 milhão de pessoas curtiram a festa nas ruas. Foram mais de 200 blocos animando a festa em vários pontos da cidade; nove blocos caricatos e seis escolas de samba.

    Em 2018, o Carnaval de Belo Horizonte superou todas as expectativas, sendo considerado uma das melhores folias do Brasil, com cerca de 3,8 milhões de pessoas. Segundo a Prefeitura, foram mais de 480 blocos arrastando multidões pelas ruas de todas as regiões da cidade.

  • Escolas

    Belo Horizonte conta com seis Escolas de Samba que disputam o Carnaval na capital: Acadêmicos de Venda Nova, Canto da Alvorada, Estrela do Vale, Imperavi de Ouros, Cidade Jardim e Força Real.

    Em 2018, os desfiles das Escolas, junto aos blocos caricatos e de rua fizeram do Carnaval de Belo Horizonte uma festa de mais de 100 horas de atrações.

  • História
  • Blocos
  • Escolas
  • {{item.Titulo}}

    Horário: {{item.HoraInicio}}

    Localização: {{item.Endereco}}

    {{ item.Data | date: 'dd MMM' }}

Notícias do Carnaval

{{item.Titulo}}

{{item.Titulo}}

Eventos

{{eventos[eventoAtivo].HoraInicio}} - {{eventos[eventoAtivo].Titulo}}

{{eventos[eventoAtivo].Endereco}}

  • {{item.Data | date: 'dd MMM'}}